quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Secretária de Saúde presta esclarecimentos a vereadores

Atendendo ao pedido dos vereadores de Carambeí, a secretária municipal de Saúde, Carmen Cristina Moura dos Santos esteve na sessão de terça-feira (16), para prestar esclarecimentos sobre a saúde no município. Alvo de bastante crítica, o assunto foi debatido por todos os vereadores.
O vereador Ilson Caninana (PSC), foi o primeiro a se manifestar, dizendo que os vereadores têm recebido varias reclamações, com relação à marcação de exames. “Foi encerrado o contrato com os laboratórios, não foi pago a Fundação (Betel), qual a sua explicação a respeito da não realização de exames como, por exemplo, ultrassom?”, questionou o vereador.
Em resposta ao parlamentar, Carmem contou que no primeiro semestre deste ano houve um aumento na realização de exames. “De janeiro até agora já foram realizados, através da secretária de Saúde, mais de 25 mil exames laboratoriais. Ou seja, os exames estão sendo realizados sim!”, garante.
Carmem explicou ainda, que através dos convênios que atendem algumas especialidades, e também do consorcio firmado com a Fundação Betel, foi conseguido um médico exclusivo para ‘agilizar’ a fila. “Ele veio durante quatro semanas seguidas e, agora está atendendo uma vez por mês, dois dias, para manter a regularidade dos exames”, assinalou.
A secretária municipal de Saúde, Carmen Cristina
Moura dos Santos esteve na sessão de terça-feira (16)
A vereadora Patrícia Kremer (PMDB), questionou a demora na marcação dos exames. “Tem pessoas que estão esperando há mais de dois, três, quatro meses para um exame ‘urgente’”, disse a vereadora.
“Existem uma demanda muito alta de exames que Ponta Grossa, por exemplo, não oferece oferta. Por isso, estamos indo a outros municípios tentar parcerias para suprir essas necessidades”, ressaltou a Carmem, acrescentando que em algumas especialidades como otorrino e oftalmo, o Estado, é quem têm que proporcionar essas consultas.
Outro ponto observado pela vereadora é falta de comprometimento com os horários por parte dos médicos, que em alguns casos chegam atrasados, e em outros não cumprem a carga horária. 
Sobre o questionamento, a secretária admitiu que realmente ocorram atrasos, mas que todos os funcionários, inclusive os médicos, batem o cartão. “Todos os funcionários batem o cartão. È feito o fechamento do cartão pelo que eles registram. Não aceitamos mais o registro em livro, é tudo digital”, esclareceu Carmem, apontando que todas as faltas e atrasos são descontados em folha de pagamento. “È o que fazemos com todos os funcionários, não há privativos ou qualquer outro tipo de regalias para eles”, concluiu. 
A reclamação do vereador Inácio Povaz Filho (DEM), é com a falta de higiene em alguns setores do posto central de Saúde. “Eu verifiquei o estado dos forros dos colchões e lençóis, das camas na ala de observação”, destacou o parlamentar, completando que dia destes um dos lençóis estava com manchas de sangue. “Nossa preocupação é com o grande fluxo de pessoas que diariamente passam pelo posto”, considerou.
“Realmente, nós sabemos que é um ambiente hospitalar. È é por isso que nós estamos conversando com os enfermeiros, o pessoal da limpeza, fazendo treinamentos com toda a equipe para evitar esses descuidos que acontecem devido à correria, enfatizando bastante a necessidade de se manter o ambiente limpo e organizado”, justificou. 

Nenhum comentário: