quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Editorial: A descentralização da saúde é preciso

A prefeitura anunciou que irá implantar através da secretária de Saúde, a partir desta segunda-feira 05, atendimento médico na Unidade Básica de Saúde no Catanduvas. A ação quer a descentralização no atendimento da saúde pública em Carambeí. Acesso à farmácia básica, e a marcação de exames também estarão disponíveis a comunidade, que funcionará das 8h ás 16 horas.

A verdade é que faz tempo que a unidade está fechada, sem atendimento. Quem precisa de um atendimento tem que deslocar muito cedo para a unidade de saúde central, na esperança de conseguir uma consulta, passando às vezes, o dia todo para garantir um atendimento.   

Por outro lado, a descentralização do atendimento é muito importante para acabar com as lotações no Posto Municipal de Saúde central. Dando possibilidades para que as pessoas consultem nas unidades de saúde próximas a suas casas. Não apenas na questão de deslocamento, mas de nada adianta existirem as unidades básicas se a população não se habituar a consultar nelas. Por outro lado, essas unidades que hoje estão funcionando no Jardim Brasília, Boqueirão, AFCB dão o suporte necessário de consultas, remédios e marcação de exames?  Ou seja, a população se sente bem aparada para consultar e utilizar-se destes serviços ofertados pelo município?

Nenhum comentário: